Festival de Gramado | 50 Anos de Crítica: Enéas, Goida e Hélio

Logo ABRACCINE

O Festival de Cinema de Gramado, com a  Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS) e a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine)  promovem a mesa “50 Anos de Crítica: Enéas, Goida e Hélio”. O encontro acontece no dia 12 de agosto (terça-feira), às 14h, na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense.

Enéas de Souza, Goida e Hélio Nascimento são os mais respeitados  críticos de cinema do Rio Grande do Sul, cuja longevidade na área ultrapassa meia década. Verdadeiros pensadores do cinema, o poder analítico dos três fica evidenciado nos textos que publicam  nos jornais,  revistas e  livros. Seus interesses paralelos (economia, filosofia,  música, pintura, quadrinhos) e o conhecimento das cinematografias norte-americana e europeia sempre enriqueceram a análise dos filmes, resultando em diferenciais de difícil equiparação.

Ao mesmo tempo que fazem uma homenagem, com esta iniciativa as entidades promotoras do evento propõem uma reflexão sobre a importância da bagagem cultural de quem escreve sobre filmes e o que significa o exercício da crítica fora do eixo Rio-São Paulo. A mesa terá a apresentação da presidente da ACCIRS, Mônica Kanitz, e será mediada pela vice-presidente da Abraccine, Ivonete Pinto.

(Visited 67 times, 1 visits today)