Especial Oscar 2014 | Parte 4 de 5

The 85th Academy Awards® will air live on Oscar® Sunday, February 24, 2013.

Hoje avaliarei as categorias Animação, Documentário, Filme e Filme Estrangeiro. Infelizmente, me ausentarei das categorias de curta-metragem, por não ter tido acesso aos concorrentes. Amanhã é dia de postar as previsões finais do Oscar 2014. Todos ansiosos para cerimônia de domingo?

1. Animação
Indicados:
Os Croods (2013)
Meu Malvado Favorito 2 (2013)
Ernest et Célestine (2012)
Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)
Vidas ao Vento (2013)

yoko_out

Avaliação: Muitos consideram certa a vitória de “Frozen – Uma Aventura Congelante”, novo clássico da Disney. E realmente as chances são grandes, principalmente pelo intenso trabalho de divulgação acerca da animação. Entretanto, não podemos esquecer a presença de Hayao Miyazaki com “Vidas ao Vento”, filme que parece encerrar sua magnífica carreira. Prefiro pensar que ainda existe a possibilidade de a Academia homenagear o mestre da animação, ainda que a trama pareça burocrática demais para conquistar o coração dos votantes. Atrás temos “Meu Malvado Favorito 2”, “Ernest et Célestine” e “Os Croods”, sem chances aparentes.

2. Documentário
Indicados:
O Ato de Matar (2012): Joshua Oppenheimer, Signe Byrge Sørensen
Cutie and the Boxer (2013): Zachary Heinzerling, Lydia Dean Pilcher
Guerras Sujas (2013): Rick Rowley, Jeremy Scahill
Al midan (2013): Jehane Noujaim, Karim Amer
A Um Passo do Estrelato (2013): Morgan Neville

O Ato de Matar

Avaliação: Geralmente não avalio a categoria por não ter acesso a todos os concorrentes. A imprensa internacional especula o favoritismo de “Al Midan”/”The Square”, co-produção Egito/EUA. O motivo de falar sobre a categoria esse ano é apenas para registrar o brilhantismo de “O Ato de Matar”, um dos documentários mais ousados em temática e narrativa que eu já vi. É longo, também burocrático e bastante arrastado, mas a riqueza do filme reside na provocação ao mostrar homens responsáveis por milhares de assassinatos na Indonésia reproduzindo suas estratégias de tortura e matança. Certamente um dos melhores do ano.

3. Filme Estrangeiro
Indicados:
Alabama Monroe (2012): Felix Van Groeningen (Bélgica)
A Imagem que Falta (2013): Rithy Panh (Camboja)
A Caça (2012): Thomas Vinterberg (Dinamarca)
A Grande Beleza (2013): Paolo Sorrentino (Itália)
Omar (2013): Hany Abu-Assad (Palestina)

A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino

Avaliação: “A Grande Beleza” é o favorito na categoria. Paolo Sorrentino tem colaborado com primor para o cinema italiano e é um longa acessível aos votantes mais tradicionais da Academia. Além da beleza técnica, o longa é simplesmente delicioso. O único que pode destronar o favoritismo italiano é o também excelente “A Caça”. Atrás estão o emocionante “Alabama Monroe”, “A Imagem que Falta” e “Omar”.

4. Filme
Indicados:
Trapaça (2013)
Capitão Phillips (2013)
Clube de Compras Dallas (2013)
Gravidade (2013)
Ela (2013)
Nebraska (2013)
Philomena (2013)
12 Anos de Escravidão (2013)
O Lobo de Wall Street (2013)

12 Anos de Escravidão é um dos favoritos ao Oscar 2014

Avaliação: O panorama da categoria mudou no decorrer das semanas. “Trapaça” começou como favorito ao prêmio principal do Oscar, mas perdeu força e desiludiu boa parte da imprensa e dos votantes não só da Academia, mas também dos prêmios dos Sindicatos. Ainda bem. “12 Anos de Escravidão” investiu em campanhas de rua e lobby junto à Academia, e o recente comunicado de que entrará para a grade curricular das escolas pode mostrar aos votantes a importância histórica do longa, que é o melhor, de longe, de todos os indicados. Na cola do filme de Steve McQueen está “Gravidade”, que voltou a ser bastante cogitado. Mas vale lembrar a leve resistência que a Academia tem pelos filmes de ficção científica. Será dessa vez que virá o reconhecimento para o gênero, além das questões técnicas? Só saberemos domingo!

Leia a Parte 1 de 5 do Especial Oscar 2014 | Trilha Sonora, Canção Original, Edição de Som, Mixagem de Som, Figurino e Maquiagem/Penteado
Leia a Parte 2 de 5 do Especial Oscar 2014 | Design de Produção, Efeitos Visuais, Fotografia, Montagem, Roteiro Original e Roteiro Adaptado
Leia a Parte 3 de 5 do Especial Oscar 2014 | Ator, Ator Coadjuvante, Atriz, Atriz Coadjuvante e Diretor

(Visited 11 times, 1 visits today)