Especial Oscar 2014 | Parte 2 de 5

The 85th Academy Awards® will air live on Oscar® Sunday, February 24, 2013.

Continuando o Especial Oscar 2014, hoje vamos falar sobre as concorridas categorias Design de Produção, Efeitos Visuais, Fotografia, Montagem, Roteiro Original e Roteiro Adaptado.

1. Design de Produção
Indicados:
12 Anos de Escravidão (2013): Adam Stockhausen, Alice Baker
Trapaça (2013): Judy Becker, Heather Loeffler
Gravidade (2013): Andy Nicholson
O Grande Gatsby (2013): Catherine Martin, Beverley Dunn
Ela (2013): K.K. Barrett, Gene Serdena

12 Anos

Avaliação: Aqui os filmes de época costumam chamar mais atenção da Academia, então a disputa fica entre “12 Anos de Escravidão”, “Trapaça” e “O Grande Gatsby”. O primeiro preenche os principais requisitos dos votantes, principalmente pelos cenários e locações grandiosas, que pedem um trabalho bem mais detalhado de design de produção. Catherine Martin aparece mais uma vez indicada por “O Grande Gastby”, que pode destronar o filme de Steve McQueen pela luxuosa direção de arte da veterana. Judy Becker e Heather Loeffler recebem suas primeiras indicações ao Oscar e também podem ser uma alternativa por “Trapaça”. Atrás temos “Gravidade” e “Ela”.

2. Efeitos Visuais
Indicados:
Gravidade (2013): Timothy Webber, Chris Lawrence, David Shirk, Neil Corbould
O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013): Joe Letteri, Eric Saindon, David Clayton, Eric Reynolds
Homem de Ferro 3 (2013): Christopher Townsend, Guy Williams, Erik Nash, Daniel Sudick
O Cavaleiro Solitário (2013): Tim Alexander, Gary Brozenich, Edson Williams, John Frazier
Além da Escuridão: Star Trek (2013): Roger Guyett, Pat Tubach, Ben Grossmann, Burt Dalton

GRAVITY

Avaliação: Esse ano, não existe concorrência para “Gravidade” na maioria das categorias técnicas. Alfonso Cuarón realizou um filme exemplar, desenvolvendo ao máximo a linguagem cinematográfica na ficção científica. O cineasta reuniu profissionais de “Avatar” (Timothy Webber), “Harry Potter” (Chris Lawrence), “As Crônicas de Nárnia” (David Shirk) e “Gladiador” (Neil Corbould) para fazer acontecer a sua jornada espacial. “Gravidade” também venceu seis prêmios no VES Awards, sindicato dos profissionais de efeitos visuais. Como opções distantes temos ainda “O Cavaleiro Solitário” e “O Hobbit”, mas sem chances aqui.

3. Fotografia
Indicados:
Gravidade (2013): Emmanuel Lubezki
Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum (2013): Bruno Delbonnel
Nebraska (2013): Phedon Papamichael
Os Suspeitos (2013): Roger Deakins
O Grande Mestre (2013): Philippe Le Sourd

NEBRASKA

Avaliação: Mais uma categoria difícil de prever. Com seis indicações, Emmanuel Lubezki pode ser reconhecido por “Gravidade”, após trabalhos bem superiores em “A Árvore da Vida” e “Filhos da Esperança”. O francês Bruno Delbonnel também aparece como forte candidato por “Inside Llewyn Davis”, enquanto Phedon Papamichael descolore “Nebraska” com toda a precisão que a fotografia black and white necessita. Atrás estão Phillippe Le Sourd, por “O Grande Mestre”, e Roger Deakins, que recebe sua 11ª indicação, sem vitórias, por “Os Suspeitos”. Vale citar a ausência de Sean Bobbitt pela magnífica fotografia de “12 Anos de Escravidão”, que fortalece o trabalho que Steve McQueen faz na direção.

4. Montagem
Indicados:
12 Anos de Escravidão (2013): Joe Walker
Trapaça (2013): Alan Baumgarten, Jay Cassidy, Crispin Struthers
Gravidade (2013): Alfonso Cuarón, Mark Sanger
Capitão Phillips (2013): Christopher Rouse
Clube de Compras Dallas (2013): Martin Pensa, John Mac McMurphy

Capitão

Avaliação: A briga também é feia quando o assunto é a montagem. Os favoritos são “12 Anos de Escravidão” e “Gravidade”, por motivos bem diferentes. O primeiro pelo belíssimo trabalho de supressão temporal dado a uma história longa, sem perder o ritmo ou desinteressar o público, e o segundo pelo nível de dificuldade em colocar a saga espacial de Cuarón em cena. Não podemos esquecer Christopher Rouse, vencedor por “O Ultimato Bourne”, à frente de “Capitão Phillips”. Na lanterna temos “Trapaça” e “Clube de Compras Dallas”, sem motivos aparentes para figurar entre os indicados.

5. Roteiro Original
Indicados:
Trapaça (2013): Eric Warren Singer, David O. Russell
Blue Jasmine (2013): Woody Allen
Ela (2013): Spike Jonze
Nebraska (2013): Bob Nelson
Clube de Compras Dallas (2013): Craig Borten, Melisa Wallack

Ela1

Avaliação: As polêmicas envolvendo Woody Allen não impediram que ele recebesse sua 24ª indicação ao Oscar, mas o cineasta não deve vencer sua quinta estatueta. O Sindicato dos Roteiristas premiou, merecidamente, Spike Jonze pelo script de “Ela”. Esse pode ser o primeiro Oscar de um dos cineastas mais promissores da atualidade. Não podemos ignorar a possibilidade de David. O Russell levar na categoria pelo superestimado “Trapaça”. Atrás estão Bob Nelson, por “Nebraska”, e Craig Borten e Melisa Wallack, por “Clube de Compras Dallas”, sem muitas chances.

6. Roteiro Adaptado
Indicados:
Antes da Meia-Noite (2013): Richard Linklater
Capitão Phillips (2013): Billy Ray
12 Anos de Escravidão (2013): John Ridley
O Lobo de Wall Street (2013): Terence Winter
Philomena (2013): Steve Coogan, Jeff Pope

Judi Dence and Steve Coogan in Philomena

Avaliação: O Sindicato dos Roteiristas premiou Billy Ray, por “Capitão Phillips”, mas vale lembrar que “12 Anos de Escravidão” não foi indicado ao Writers Guild Awards, já que John Ridley não faz parte do Sindicato. A ausência pode ter forçado a premiação de “Capitão Phillips” e não podemos ignorar o favoritismo de Ridley nesta categoria. Seria bonito ver “Philomena” vencer aqui, mas as possibilidades são poucas. Por fora temos Terence Winter, por “O Lobo de Wall Street”, que sofre com o esquecimento, e Richard Linklater, por “Antes da Meia-Noite”.

Leia a Parte 1 de 5 do Especial Oscar 2014 | Trilha Sonora, Canção Original, Edição de Som, Mixagem de Som, Figurino e Maquiagem/Penteado.

(Visited 17 times, 1 visits today)