Amazonas Film Festival 2013 realiza workshop com cineastas britânicos

AFF 2013

Como parte da programação do 10º Amazonas Film Festival (AFF), será realizado de 02 a 05 de novembro o Workshop do Dia da Juventude, com oficinas de cinema voltadas para jovens com idade entre 18 e 24 anos. No dia 05 de novembro, haverá uma programação aberta.

Os cursos serão ministrados pelos instrutores escoceses Paul James McGregor e Megan Wallis Michell, do ”Glasgow Youth Film Festival’, importante festival de cinema jovem da Escócia, no Reino Unido. O encontro terá a participação dos representantes do Conselho Britânico, Will Massa (Londres) e a gerente de projetos, Sabrina Candido, representante da entidade no Rio de Janeiro. A proposta dos organizadores do Glasgow Youth Film Festival tem como objetivo incentivar os participantes a experimentarem diferentes estilos cinematográficos, o desenvolvimento da análise crítica e a criação de uma plateia jovem.

Os cursos iniciam no sábado (02), de 9h às 12h e de 14h às 17h, e seguem até terça-feira (05), com a realização do Dia da Juventude. As atividades serão coordenadas pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e a Assessoria de Relações internacionais da SEC , e realizadas na Casa Museu Eduardo Ribeiro, na Rua José Clemente, 322, Centro, e as inscrições poderão ser feitas através do e-mail fc.liceu@gmail.com e por telefone (92) 3232-2440.

As oficinas consistem na exibição de filmes para exercício de práticas de observação com variados gêneros cinematográficos (ver abaixo), técnicas de divulgação para imprensa e também a organização do cerimonial de um festival, como parte das atividades a serem desenvolvidas no Dia da Juventude

Programação:

Domingo (03), de 13h30 às 17h: a Casa do Cinema (rua Ferreira Pena) abrirá espaço para o Workshop de Animação Stop Motion ,com o premiado cineasta escocês Ainslie Henderson. Serão disponibilizadas seis vagas para os interessados que tenham fluência intermediária na língua inglesa. Ainslie Henderson é um animador, diretor e roteirista que trabalha e mora em Edimburgo, capital da Escócia. Em 2012, ele ganhou um BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) pela co-roteirização de “The Making of Longbird”, com o diretor Will Anderson. O cineasta também é ganhador de 25 prêmios internacionais, incluindo Melhor Curta Britânico em Encounters, na Disney. Na oportunidade, o diretor irá mostrar o seu filme “I am Tom Moody” e como seus bonecos foram feitos. O cineasta orientará os grupos na criação de seus próprios personagens, onde serão repassadas instruções passo-a-passo sobre as técnicas e materiais necessários para a confecção de cada um.

Segunda-feira (04): o público em geral pode conferir uma seleção de animações premiadas no Reino Unido com o Prêmio McLaren, que referencia o célebre animador escocês, Norman McLaren. Entre as obras que serão apresentadas estão diretores como: Mikey Please, vencedor do BAFTA, Stephen Irwin, Victoria Mather, cujo filme “Stanley Picle” já ganhou mais de 33 prêmios até hoje.

Terça-feira (05): Henderson irá ministrar uma ’’Master Class’’ de animação a convite dos instrutores escoceses Paul James McGregor e Megan Wallis Michell, como parte do Dia da Juventude. Os participantes das oficinas terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer mais o trabalho do prestigiado diretor.

Outra grande novidade fica por conta da escolha de um participante da oficina que terá a oportunidade de conhecer em fevereiro de 2014 o festival em Glasgow a convite do Conselho Britânico. A seleção será feita pelos escoceses e o sortudo será anunciado durante a cerimônia de encerramento do AFF.

O Workshop da Juventude encerra no dia 5 de novembro com uma programação aberta ao público sem necessidade de inscrição no Cine Teatro Ademar Bonates, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. Quem participar do evento terá a oportunidade de conferir um filme selecionado pelos participantes das oficinas.

Os filmes produzidos entre os anos de 2008 a 2012 serão exibidos no Cine Teatro Guarany (Centro) de 19h às 21h, tendo cada sessão exibida com uma hora de duração e debates acerca das produções ao término das exibições. Segue abaixo os curtas:

Matter Fisher
Ted’s Nest
Catzilla
The Eagleman Stag
Rabbit Punch
The Tail Gunner
The Conservatory
Moxie
Spin
This Way Up
Stanley Pickle
Codswallop
I Am Tom Moody
A Family Portrait
The Making of Longbird
Catzilla
Photograph of Jesus
Winter Poem
The Tail Gunner
Mother of Many
The Tannery
Fixing Luka

(Visited 15 times, 1 visits today)