The Union: Encontro de gigantes

Neil Huxley foi um dos convidados do The Union - Third Edition, evento de efeitos visuais em SP

Nos dias 19 e 20 de outubro, São Paulo recebeu a terceira edição do “The Union”, reunindo especialistas internacionais em efeitos visuais e concept design.

Mais do que um simples evento, o “The Union” é literalmente um espetáculo que discute e traz ideias para o mercado nacional de games e cinema. O Cinema com Rapadura participou do encontro realizado pela School of Art, Game and Animation e pela Gnomon School of Visual Effects.

As inúmeras possibilidades de criação e técnicas de efeitos visuais foram o destaque do maior evento de computação da América Latina.

Além das superproduções hollywoodianas que enchem os olhos com seus modernos aparatos técnicos, os games adotam cada vez mais uma narrativa cinematográfica, onde o realismo dos cenários e dos desenhos de personagens interagem diretamente com o jogador.

Neil Huxley (foto acima), que tem créditos em produções como “Avatar” e “Watchmen”, detalhou toda a operação para a produção de animações para videogames, cinema e propaganda, tendo como exemplo o jogo “Dead Space 3: Take Down the Terror”, da Digital Domain. “Os últimos ajustes podem ser decisivos. Definir os melhores ângulos, a iluminação e a escolha da música podem fazer a diferença na escolha de um projeto ou outro”.

Ian Joyner  foi um dos convidados do The Union - Third Edition, evento de efeitos visuais em SP

O “concept artist” Ian Joyner (foto acima), que trabalhou em “Jogos Vorazes”, “Thor” e “Homem de Ferro 2”, ensinou técnicas valiosas de programas como Photoshop e ZBrush e mostrou o processo de criação da Iguana para “O Espetacular Homem-Aranha”. “Criamos milhares de desenhos até que o nosso projeto fosse aprovado. É muito importante desenvolver spots iniciais e manter contato com o cliente para receber feedbacks do que precisa ser melhorado”.

O “The Union” também contou com apresentações de Alex Nice, que abordou técnicas criadas para filmes como “Elysium”, “2012” e mostrou imagens inéditas da sequência de “Sin City”. Scott Spencer ficou responsável pelo tema “creature design”, fazendo a plateia vibrar com suas técnicas de modelagem. “Para criar qualquer coisa, é necessário ter algum tipo de referência”, afirmou o artista que contou que usou fotos do lutador de boxe Nikolay Valuev para criar personagens de “O Hobbit”.

O evento também recebeu Cecil Kim, creditado nos games “God of War”, “Twister Metal” e “Final Fantasy”, e Brandon Young, que participou de “Dante´s Inferno”, “Knights Contract” e “Bio Shock”.

Matéria originalmente publicada na coluna Cinema com Rapadura do Jornal Diário do Nordeste.

(Visited 14 times, 1 visits today)