Especial Oscar 2013 – Parte V

Chegamos ao último especial da 85ª edição do Oscar. Hoje será bem mais rápido porque temos pouco a falar sobre as categorias principais: melhor filme, filme estrangeiro, animação e documentário. Decidi não incluir os curtas-metragens por ser difícil prever o vencedor, já que não assisti aos indicados.

Argo, de Ben Affleck

Melhor Filme: A Hora Mais Escura começou como grande favorito do ano, mas misteriosamente foi desqualificado nas premiações dos Sindicatos, que sempre servem de termômetro para o Oscar. No lugar, Argo levou mais de 40 prêmios pelo mundo, quase obrigando a Academia a reconhecer o drama histórico. Alguns apontam que a ausência de Ben Affleck na categoria de melhor diretor desfavorece o prêmio principal no Oscar, mas pelo contrário. Esse ano, o Oscar comenteu vários erros e pode recompensar a ausência de Affleck cedendo o prêmio principal. E será merecido. No páreo temos Lincoln, do queridinho da Academia Steven Spielberg. A vantagem está em abordar um lado histórico importante para a América. Competem ainda Amor, As Aventuras de Pi, Indomável Sonhadora,  O Lado Bom da Vida, Django Livre e Os Miseráveis.

Amor, de Michael Haneke

Melhor Filme Estrangeiro: Não tem concorrência para Amor, nova obra de Michael Haneke. As cinco indicações recebidas impedem qualquer outro vencedor nesta categoria. Ainda acredito que é uma forma de premiar a elogiada carreira do diretor. Ainda estão indicados Kon-Tiki, No, O Amante da Rainha e War Witch. Desses, só consegui ver O Amante da Rainha, que tem uma proposta bacana e condução correta, mas não é forte o suficiente para competir com Amor.

Valente3
Melhor Animação: A disputa deve ficar entre Detona Ralph e Valente, vencedor do Globo de Ouro. Certamente a campanha da Disney/Pixar deve funcionar junto aos votantes. Temos que lembrar também o contexto de Detona Ralph, uma animação mais moderna, pode ser que não cative tanto alguns votantes mais tradicionais. Ainda competem Frankenweenie, ParaNorman e Piratas Pirados.

Searching for Sugar Man

Melhor Documentário: Os concorrentes provavelmente só ganharão distribuição brasileira nos próximos meses, então fica difícil julgar pelo mérito cinematográfico. Mas avaliando as mais de 15 vitórias de Searching for Sugar Man em premiações, inclusive nos Sindicatos, ele se torna o favorito da categoria. Ainda estão indicados 5 Broken Cameras, The Gatekeepers, How to Survive a Plague e The Invisible War.

Amanhã finalizarei o Especial Oscar 2013 listando os filmes que eu acho que irão vencer, os que eu premiaria e os que podem surpreender!

Leia o Especial Oscar 2013 – Parte I: Maquiagem e Figurino
Leia o Especial Oscar 2013 – Parte II: Edição de Som, Mixagem de Som, Trilha Sonora Original e Canção Original

Leia o Especial Oscar 2013 – Parte III: Direção de Arte, Fotografia, Efeitos Visuais e Montagem
Leia o Especial Oscar 2013 – Parte IV: Roteiro, Ator/Atriz, Coadjuvante e Diretor

(Visited 17 times, 1 visits today)