Em Fortaleza | VI Mostra Outros Cinemas

Outros Cinemas2014 - Cópia (2)

A sexta edição da Mostra Outros Cinemas entra em cartaz nesta terça-feira (20) na CAIXA Cultural Fortaleza. Na abertura, o cineasta carioca Luiz Rosemberg Filho exibirá o clássico “Assuntina das Amérikas”, filmado em 1986 e que se tornou um marco do cinema marginal e combativo.

A trama acompanha ma prostituta no período de 24 horas. Ela acorda, briga com a mãe, anarquiza o filho, namora Papai Noel, um Urso Azul e duas amiguinhas e por fim se encontra com o velho amante milionário. Uma ópera, um musical, uma comédia, um gesto colorido de liberdade criativa.

Assuntina é procurada pela câmera não como uma mulher-história, portadora de determinadas ideias políticas. Em lugar da verdadeira mulher , temos um objeto amargo, superficial, fechado na procura de sua identidade. A sessão acontece às 19h, com entrada gratuita, assim como todo o restante da programação. O curta “Linguagem”, também de Luiz Rosemberg Filho, integra a Mostra no dia 23, às 19h.

Durante seis dias, realizadores de 12 estados brasileiros se reunião para trocar experiências e discutir linguagens. As exibições serão sempre seguidas de debate que, segundo a curadora Bárbara Cariry, têm o objetivo de engrandecer a experiência da Mostra Outros Cinemas, que se estabelece como um dos eventos de audiovisual mais abrangentes da capital cearense.

Nesta quarta-feira (21), alunos de escolas públicas cearenses participarão da sessão especial do documentário “Patativa do Assaré – Ave e Poesia”, de Rosemberg Cariry, às 14h. No mesmo dia, às 19h, começa o panorama de curtas-metragens. Serão exibidos “Batchan” (SP), de Gabriel Carneiro; “Os Irmãos Mai” (SP), de Thais Fujinaga; “Somos Todos Ilhas” (RS), de  Pedro Martins Karam; “Duas, Uma” (RJ), de Cavi Borges e Lucíana Ponso; “A Dama do Estácio” (RJ), de Eduardo Ades; “Tubarão” (PE), de Leo Tabosa, e “Strip Solidão” (AM), de Flávia Abtibol.

Toda a programação da VI Mostra Outros Cinemas está disponível no site oficial.

(Visited 20 times, 1 visits today)