A partir de março, filmes passam a estrear às quintas-feiras

Películas

A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC) anunciou hoje (21) com exclusividade para a Revista Exibidor que, a partir de 13 de março de 2014, os filmes passam a estrear no Brasil às quintas-feiras. A semana começava na sexta-feira por conta da tradição americana, mas a Federação aponta que o Brasil já tem força econômica para adotar outro modelo de mercado. Com um dia a mais no fim de semana, a expectativa é aumentar a bilheteria dos filmes.

“Hoje a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia. Agora, o cinema entra também no cardápio de opções da quinta-feira. A mudança pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia. Eles ganham mais um dia de boca a boca”, comenta Paulo Lui, presidente da Federação, à Revista Exibidor.

A mudança também afeta outros segmentos. Será necessário o melhor planejamento dos exibidores e dos distribuidores, além de readequar os veículos de comunicação que publicavam,  todas as sextas, as estreias da semana. Anteriormente, o Brasil chegou a lançar filmes às quintas e até mesmo às segundas, mas foi o formato da sexta que pegou. A nova proposta de programação vai depender do feedback dos cinéfilos, que dirão se a quinta-feira é um bom dia ou não para o cinema.

Vale lembrar que muitas distribuidoras investiram, nos últimos anos, no esquema de pré-estreias, seja na quinta-feira ou na semana anterior ao lançamento do filme, criando certa naturalidade para o novo panorama que as salas de projeção terão a partir de março. Produções como “Alemão”, de José Eduardo Belmonte, e “Need For Speed”, de Scott Waught, já serão beneficiados com o novo cronograma após o Carnaval.

(Visited 20 times, 1 visits today)