15 filmes imperdíveis da Mostra Expectativa/ Retrospectiva do Dragão

Mostra Expectativa Retrospectiva do Cinema do Dragão

O ano começa com uma super programação no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, em Fortaleza.  A Mostra Expectativa/Retrospectiva exibirá 61 filmes de 02 a 14 de janeiro com uma retrospectiva dos principais sucessos de 2014, além de uma prévia das estreias de 2015 e clássicos do cinema (todos recomendáveis).

Veja a programação por dia e horário

Com tanta opção, você ainda não sabe por onde começar? Separei algumas dicas que podem te ajudar a ver bons (ou excelentes!) filmes na Mostra.

A Vida Privada dos Hipopótamos (Brasil): sobre as possibilidades de envolvimento narrativo documental focado em um personagem curioso que revisita o passado e revela versões de segredos.
http://vimeo.com/106325428

Amor, Plástico e Barulho (Brasil): uma cantora brega em decadência e uma dançarina em ascensão disputam a fama, o amor e a música. Drama, comédia e muita música. Atuações soberbas de Maeve Jinkings e Nash Laila.

Relatos Selvagens (Argentina/Espanha): representante argentino nas premiações, o longa traz uma narrativa episódica unidas pelo descontrole comum ao ser humano, sempre com bom humor.

Ida (Polônia/Dinamarca/França/Reino Unido): representante polonês nas premiações, o longa é impecável visualmente, remetendo ao cinema clássico sem perder a juventude com que narra sua história. Denso.
https://www.youtube.com/watch?v=AntrawlOBWQ

Leviatã (Rússia): representante russo nas premiações, venceu em Cannes pelo roteiro e fez uma excelente carreira em  festivais de cinema pelo mundo.

Força Maior (Suécia/França/Noruega): representante sueco nas premiações, venceu o Prêmio do Júri em Cannes.

O Grande Hotel Budapeste (EUA/Alemanha/Reino Unido): maior sucesso de bilheteria de Wes Anderson nos EUA, conta com um elenco estelar que diverte e comove do início ao fim.

O Homem Duplicado (Canadá/Espanha): a parceria entre Jake Gyllenhaal e o diretor Denis Villeneuve, a partir da obra de Saramago, foi uma das mais intrigantes do ano passado.

O Amor é Estranho (EUA/França/Brasil/Grécia): com atuações aclamadas de Alfred Molina e John Lithgow, o drama é dirigido por Ira Sachs, sempre obrigatório.

Sob a Pele (Reino Unido/EUA/Suíça): um dos filmes mais controversos do ano, vai muito além da nudez de Scarlett Johansson e investiga a busca pela identidade e os sentimentos primários.

The Rover – A Caçada (Austrália/EUA): dirigido pelo impecável David Michôd, o longa traz atuações inesperadas de Guy Pearce e Robert Pattinson, com um desfecho épico.

Mommy (Canadá): outro filme controverso que dividiu opiniões. Dirigido por Xavier Dolan, o longa trata das relações familiares com incisão, incômodo e sem pena.

Boyhood – Da Infância à Juventude (EUA): grande sucesso de 2014, o longa um dos favoritos aos prêmios cinematográficos. A jornada de 12 anos na vida de um garoto reacende o cinema como linguagem pura e encanta.

Era Uma Vez em Nova York (EUA): Marion Cotillard retorna aos bons papéis nas mãos de James Gray, que realiza um filme tecnicamente irrepreensível e um dos melhores do ano.

Garota Exemplar (EUA): David Fincher rasga as relações amorosas nesta adaptação que merece revisitações.

(Visited 19 times, 1 visits today)