Vencedores do Festival de Cinema de Roterdã 2013

My Dog Killer

Dezesseis longas competiram esse ano no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR), dos quais, como de costume, apenas três foram nomeados os grandes vencedores. Na noite de sexta-feira (1º), a premiação consagrou os filmes My Dog Killer (foto acima), de Mira Fornay; Soldier Jane, de Daniel Hoels, e Fat Shaker, de Mohammad Sirvani. Além do reconhecimento internacional, os diretores levaram para casa o cobiçado troféu Hivos Tiger Awards e o prêmio de €15.000.

Roterdã

Coprodução Eslováquia e República Tcheca, My Dog Killer é baseado na história de uma jovem que divide sua fascinação por neo-nazistas e o vínculo com sua mãe, que acabou de reencontrar. Representante austríaco, Soldier Jane conta a história de duas mulheres que tentam subverter o mundo capitalista ao seu redor e o iraniano Fat Shaker conta uma história sobre bullying envolvendo um pai com obesidade e seu filho, surdo e mudo.

Outros prêmios
O NETPAC Award, que premia o melhor filme asiático, escolheu What They Don’t Talk About When They Talk About Love (Indonésia, 2013), enquanto o FIPRESCI Award consagrou The Fifth Gospel of Kaspar Hauser, de Alberto Gracia (Espanha, 2013). O The Big Screen Award, que apoia a distribuição de filmes nos cinemas holandeses, foi para Pretty Butterflies, de Salvatore Mereu (Itália, 2012), enquanto o prêmio do júri, KNF Award, foi para The Future, de Alicia Scherson (Chile/Alemanha/Itália/Espanha, 2013).

Vale lembrar:
Ano passado, o premiado O Som ao Redor, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio Fipresci, que é oferecido em festivais como Veneza, Berlim, Toronto, Cannes e Locarno. “Por evocar uma atmosfera de paranoia e ameaça por meio de um uso ambicioso do som e da fotografia”, foi a justificativa do júri. Anteriormente, Mendonça Filho exibiu os curtas Vinil Verde (2004) e Recife Frio (2010) no festival holandês.

Encerramento
A cerimônia de encerramento do Festival acontece neste sábado (02) com a exibição do esperado Stoker, de Chan-wook Park.

(Visited 10 times, 1 visits today)