Trapaça, de David O. Russell, sai na frente na corrida pelo ouro

Trapaça

“American Hustle”, que no Brasil se chamará “Trapaça”, foi eleito o melhor filme no New York Film Critics Circle Awards. Assim, o novo longa de David O. Russell (“O Lado Bom da Vida”) sai na frente na corrida pelo ouro, e não podemos esquecer que a Academia do Oscar tem um encantamento extremo por tudo que ele assina. “Trapaça” ainda venceu os prêmios de roteiro e atriz coadjuvante para Jennifer Lawrence.

Quem também é vista como favorita desde já é Cate Blanchett, pelo estupendo papel em “Blue Jasmine”, dramédia neutórica de Woody Allen (“Para Roma com Amor”). Entre os filmes estrangeiros, “Azul é a Cor Mais Quente” foi consagrado, mas sequer está na lista das obras submetidas ao Oscar nesta categoria. “O Vento Está Soprando”, nova animação de Hayao Miyazaki (“A Viagem de Chihiro”), e o documentário “Stories We Tell”, da excelente atriz e diretora Sarah Polley (atriz de “Minha Vida Sem Mim” e diretora de “Longe Dela”) também foram premiados.

O New York Film Critics Circle Awards é um dos primeiros a servir de termômetro para o Oscar. Segundo dados do O Globo, nos últimos 11 anos, os vencedores dos dois eventos coincidiram quatro vezes. Ano passado, o vencedor foi “A Hora Mais Escura”, de Kathryn Bigelow, que foi ignorado na premiação da Academia e venceu apenas melhor edição de som.

Veja a lista de vencedores de 2013:

Melhor Filme: “Trapaça”
Melhor Diretor: Steve McQueen, “12 Years a Slave”
Melhor Roteiro: Eric Singer e David O. Russell, por “Trapaça”
Melhor Atriz: Cate Blanchett, “Blue Jasmine”
Melhor Ator: Robert Redford, “All is lost”
Melhor Atriz Coadjuvante: Jennifer Lawrence, por “Trapaça”
Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto, por “Dallas Buyers Club”
Melhor Fotografia: Bruno Delbonnel, por “Inside Llewyn Davis”
Melhor Documentário: “Stories We Tell”, de Sarah Polley
Melhor Filme Estrangeiro: “Azul é a Cor Mais Quente”, de Abdellatif Kechiche
Melhor Animação: “O Vento está Soprando”, de Hayao Miyazaki
Melhor longa-metragem de estreia: “Fruitvale Station: A Última Parada”, de Ryan Coogler

(Visited 23 times, 1 visits today)