Selecionados para o Festival Internacional de Curtas de SP

Alguém no Futuro

A 24ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum divulgou a lista de filmes selecionados para sua programação principal, que acontece entre os dias 22 e 30 de agosto. Ao todo, o Festival apresenta anualmente em torno de 400 filmes, que este ano serão exibidos em sete salas espalhadas por São Paulo, com entrada gratuita. Veja a lista completa aqui.

A Mostra Internacional conta com 59 filmes de 39 países em todos os continentes, entre documentários, animações, experimentais e ficções. Entre os selecionados, estão diversos filmes premiados nos principais festivais do mundo dedicados ao formato de curta-metragem. O francês “A Fuga”, por exemplo, recebeu o Urso de Ouro de Melhor Curta no Festival de Berlim.

A Mostra Latino-americana destaca a produção de nove países, em 28 curtas-metragens. Entre os destaques estão o colombiano “Solecito”, de Oscar Ruiz Navia, que integrou a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2013; o chileno “Asunción”, de Camila Luna Toledo, e o mexicano “Contrafábula de uma Niña Dissecada”, de Alejandro Iglesias, ambos integrantes da mostra Cinefondation de Cannes.

A programação brasileira apresenta filmes que se destacaram em festivais de todo o mundo e também terá várias estreias. A Mostra Brasil conta com filmes como “Pouco Mais de um Mês”, do mineiro André Novais, que recebeu menção honrosa na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e o também mineiro “Tremor”, de Ricardo Alves Jr., que está selecionado para o Festival de Locarno, na Suíça.

Os diretores Juliana Rojas e Marco Dutra (de Trabalhar cansa) apresentam o seu novo curta, “Nascemos Hoje, quando o Céu Estava Carregado de Ferro e Veneno”, uma ficção científica musical sobre o amor que faz sua estreia mundial no Festival de Curtas. O cineasta cearense Salomão Santana apresenta “Alguém no Futuro” (foto), seu mais recente curta. No Panorama Paulista, um dos destaques é “O Sol Pode Cegar”, de Tati Loureiro (São Paulo), sobre um garoto que perde a virgindade com a empregada doméstica da família, que mora em sua casa.

(Visited 29 times, 1 visits today)