Satyajit Ray assina a arte dos pôsteres da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Mostra SP acontece de 17 a 30 de outubro

O cartaz da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é assinado pelo cineasta indiano Satyajit Ray, um polímata, que além de diretor foi também artista gráfico, compositor, roteirista, publicitário, escritor, diretor de arte, de fotografia, de som, editor, entre outros. A homenagem também lança luz a um dos focos da 48ª Mostra, que será o cinema indiano. Além de filmes, diretores, atores, produtores e distribuidores da Índia participam da programação.

O cineasta afirmava que pretendia “capturar tanto o que é único na experiência indiana quanto o que é universal”, como disse a atriz britânica Audrey Hepburn antes de entregar a ele o Oscar honorário por sua carreira no cinema em 1992, poucas semanas antes de sua morte aos 70 anos.

A retrospectiva preparada pela 48ª Mostra revela que Ray conseguiu. Compõem a programação os principais trabalhos do cineasta, entre eles o icônico “A Canção da Estrada” (“Pather Panchali”). O longa de 1955 foi o primeiro dirigido por Ray e lhe rendeu 11 prêmios internacionais, entre eles a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1956. O filme inaugura a “trilogia Apu”, que já foi descrita como uma das séries mais luminosas da história do cinema.

Os dois trabalhos posteriores, “Aparajito” (1956) e “O Mundo de Apu” (1959), finalizam o tríptico e também integram a retrospectiva. Outros filmes de Ray, como “O Covarde” (“Kapurush”), de 1965, que retrata a perda de um amor, e “O Herói” (“Nayak”), de 1966, que mostra a interação entre um ator e uma jornalista durante uma viagem de trem, também serão exibidos durante o evento.

Além do cartaz principal da Mostra, Satyajit Ray também assina o pôster da 1ª Mostrinha, que vai apresentar uma seleção de filmes dedicados ao público infantil como parte da 48ª edição do evento. O primeiro filme da programação da Mostrinha é a animação “Arca de Noé”, dirigida por Sérgio Machado e Alois Di Leo, que apresenta uma nova versão do dilúvio bíblico inspirada na obra de Vinicius de Moraes. A Mostrinha também homenageia os 25 anos do filme “Castelo Rá-Tim-Bum”, de Cao Hamburger, além de apresentar vários filmes inéditos de diferentes países.

A 48ª Mostra exibe filmes inéditos no Brasil, muitos deles premiados nos principais festivais internacionais. Entre as obras já confirmadas para esta edição estão o indiano “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia, vencedor do Grand Prix em Cannes, e o alemão “Dying”, de Matthias Glasner, que recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim e de melhor filme no German Film Awards. Também integram a programação os novos trabalhos de cineastas aclamados como David Cronenberg, que apresenta “The Shrouds”, Hong Sang-Soo, com o inédito “By the Stream”, Leos Carax, com “It’s Not Me”, e Alain Guiraudie, com “Misericordia”.

A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 17 a 30 de outubro.

(Visited 11 times, 2 visits today)