Mostras competitivas do 52º Festival de Cinema de Gramado serão exibidas no Canal Brasil

Festival de Cinema de Gramado – Foto: Edison Vara / Agência Pressphoto

Com o objetivo de se adequar à nova realidade do Rio Grande do Sul, a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 9 a 17 de agosto na serra gaúcha, anunciou que as mostras competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Documentais serão exibidas exclusivamente pelo Canal Brasil.

Os 12 curtas brasileiros irão ao ar do dia 12 ao dia 15 de agosto, sempre a partir das 19h, com três filmes por sessão. Na sequência, os cinco documentários em competição iniciam às 20h20, com um longa por noite, do dia 12 ao dia 16. No dia 17, o Canal Brasil também transmite ao vivo a Cerimônia de Premiação, com a entrega dos Kikitos, a partir das 20h45.

“Temos consciência da situação delicada em que o Rio Grande do Sul se encontra. São centenas de milhares de assentos que deixaram ou deixarão de pousar em Porto Alegre até a reabertura do aeroporto Salgado Filho. Estamos contornando esses percalços por outras vias aéreas, como Canoas, Caxias do Sul e Jaguaruna. Essas opções, ainda incipientes e com voos muito reduzidos, fragmentam nossa operação logística. Gostaríamos de anunciar que teremos um público na casa das trezentas mil pessoas, como nas edições anteriores. Contudo, sabemos que muitos que desejariam estar em Gramado esse ano não conseguirão. Nossa tentativa é levar um pouco da magia do Festival de Gramado para todo o Brasil”, diz Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.

A decisão tem como intuito proporcionar uma vitrine ainda maior aos filmes exibidos nas mostras, em uma parceria que iniciou durante a pandemia de Covid-19. “Em 2020, nos reinventamos. Desenvolvemos uma nova maneira de realizar um festival de cinema. Levamos Gramado aos lares de milhões de brasileiros. Esse ano, queremos repetir esse feito, trazendo o melhor do cinema para Gramado, mas também estendendo ao restante do Brasil a oportunidade de acompanhar um pouco do nosso festival”, afirma o curador Marcos Santuario.

André Saddy, diretor geral do Canal Brasil, reforça a parceria de décadas entre o evento e o canal. “O Canal Brasil é parceiro do Festival de Gramado desde o início de sua história, há 26 anos. E, agora, abrimos mais uma vez espaço em nossa programação para exibir com exclusividade as mostras competitivas de curtas-metragens e documentários. Assim como aconteceu em 2020, temos certeza que a programação vai alcançar um público ainda maior, em todo o país”.

Mariëtte Rissenbeek será homenageada com o Troféu Kikito de Cristal – Foto: Adam Berry / EPA-EFE

Programação

As mostras competitivas de Longas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Gaúchos e Curtas-Metragens Gaúchos estão mantidas no Palácio dos Festivais. Os filmes selecionados serão divulgados no dia 9 de julho. Demais atividades, como homenagens, calçada da fama, sessões hors concours, mostras paralelas, o Conexões Gramado Film Market e o Educavídeo também ocorrerão em Gramado.

O Troféu Kikito de Cristal, tradicionalmente entregue a grandes nomes do cinema ibero-americano, agora passa a ter status global e homenageará Mariëtte Rissenbeek, que foi diretora executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024.

Nascida na Holanda em 1956, estudou língua e literatura alemãs, estudos teatrais e sociologia na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Depois de concluir o mestrado, mudou-se definitivamente para Berlim e começou a trabalhar na agência de relações públicas Löhlein & Schonert. Em 1986, ingressou na distribuidora Tobis Film. Em 1995, passa a atuar na produção de filmes, trabalhando na Ziegler Film, onde produziu vários longas-metragens para TV, além de curtas e médias-metragens. Em 1998, ela estabeleceu sua própria produtora em Hamburgo e trabalhou com Mika Kaurismäki. Na virada do milênio, passa a exercer funções na produtora Hofmann & Voges, com sede em Munique.

Em 2003, Mariëtte se tornou responsável pelas relações com festivais internacionais e relações públicas na German Films, organização para a promoção internacional do cinema alemão. Foi nomeada Diretora Adjunta da German Films em 2006, passando à Diretora Geral em 2011. A partir de 2019, atuou como Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim – sendo a primeira mulher a assumir o cargo – encerrando sua colaboração com o festival alemão em sua 74ª edição.

“É uma nova fase de Gramado. Estamos alçando voos cada vez mais altos. Poder iniciar essa nova etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos em nosso país, é muito simbólico. Uma mulher com uma trajetória de pioneirismo que culmina na direção geral de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos honrados em recebê-la nesta edição do Festival”, afirma Rosa Helena Volk.

(Visited 29 times, 1 visits today)