
As inscrições para a 15ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba seguem abertas até o dia 26 de fevereiro. Curtas e longas-metragens de todos os gêneros e inéditos no Brasil podem ser enviados para análise da comissão de seleção pelo site oficial do evento, que se consolidou como um espaço rico de discussões sobre o cinema independente mundial.
A programação do Olhar de Cinema é composta por diversos programas de exibição. As Mostras Competitivas são divididas entre produções brasileiras e internacionais, enquanto a Mostra Novos Olhares é dedicada a filmes com diferentes e inventivas propostas estéticas. A Mostra Exibições Especiais destaca o cinema mundial e também filmes brasileiros não inéditos.
Já a Mirada Paranaense é voltada a cineastas paranaenses e filmes feitos no Paraná, enquanto o Olhar Retrospectivo destaca um grande nome do cinema mundial e algumas de suas produções. A Olhares Clássicos traz um panorama de obras que marcaram a história do cinema e a Mostra Pequenos Olhares tem filmes direcionados ao público infantil; além dos longas de Abertura e Encerramento.
Filmes como Cais, de Safira Moreira; Apenas Coisas Boas, de Daniel Nolasco, e Voz Zov Vzo, de Yhuri Cruz, figuraram na lista de premiados do ano passado. Em 2026, o Olhar de Cinema amplia a sua programação e acontece de 4 a 13 de junho em Curitiba (PR).