Inscrições abertas para o 24º Cine Ceará

Cine Ceará - Cinema Argentino - Cópia (2)

A 24ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro para curtas brasileiros e longas ibero-americanos. Com o papel de fomentador do intercâmbio entre produtores e realizadores brasileiros, dos países latino-americanos e da Península Ibérica, o Cine Ceará volta ao palco do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, de 15 a 22 de novembro. Este ano, o festival presta homenagem ao cinema argentino e receberá o cineasta Daniel Burman, que terá sua cinematografia apresentada ao público e receberá o troféu Eusélio Oliveira.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento. Para a Mostra Competitiva de Longas-metragens podem se inscrever produções ibero-americanas (América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) com duração acima de 70 minutos, de qualquer gênero e em qualquer formato, desde que possam ser projetadas digitalmente no evento. As categorias premiadas entre os longas são: melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz.  O vencedor na categoria melhor longa-metragem ibero-americano levará um prêmio em dinheiro no valor de US$ 10 mil.

Já a Competição de curtas-metragens recebe obras com até 20 minutos de duração, produzidas a partir de 2013, realizadas por brasileiros ou radicados no país há mais de três anos e que não tenham participado anteriormente do processo seletivo do festival. Os curtas serão premiados nas categorias: melhor filme, direção, roteiro e produção cearense.

Os prêmios da crítica para melhor curta e melhor longa serão concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Também concorrem ao Troféu Mucuripe, concedido por um júri formado por estudantes universitários de Fortaleza, os curtas da Mostra Olhar do Ceará, com produções cearenses. O Canal Brasil premiará com R$ 15 mil o melhor filme na categoria curta-metragem.

(Visited 14 times, 1 visits today)