Em SP: II Mostra de Cinema Português Contemporâneo

João Cesar Monteiro1

Começa nesta terça (16) a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo. Com o objetivo de difundir o cinema lusitano no Brasil, a edição enfatiza ainda mais a liberdade criativa e a diversidade da atual produção feita em Portugal, que vem sendo reconhecida nos maiores festivais do mundo como uma das mais imaginativas e avessas às concessões comerciais do cinema atual. O evento acontece  na Caixa Cultural São Paulo até o dia 28 de julho, com entrada gratuita.

Sob o tema “Outros caminhos do cinema português”, a mostra apresenta 12 longas e 7 curtas, além de uma homenagem especial a Fernando Lopes, um dos nomes de referência do Cinema Novo Português, falecido em maio de 2012. Serão apresentados 5 longas de Lopes, mais um documentário sobre sua vida e obra.

Entre os filmes selecionados estão primeiras obras ou longas que marcaram definitivamente a história do cinema português recente, como Branca de Neve, de João César Monteiro (foto); Filme do Desassossego, de João Botelho; O Fantasma, primeiro longa-metragem de João Pedro Rodrigues.; e A Cara que Mereces, também o primeiro longa de Miguel Gomes.

A Mostra também abre espaço para debates. Ismail Xavier debaterá o cinema de Fernando Lopes, no dia 18, e os cineastas Rita Azevedo Gomes e Marcelo Felix conversarão sobre o cinema português no dia 21. Mais informações sobre a programação aqui.

(Visited 12 times, 1 visits today)