Vendo ou Alugo Zoeira

Festival bom é aquele que aprende com os próprios erros ou com os dos outros. O Cine PE – Festival do Audiovisual, que chega à 18ª edição em 2014, anunciou que agora terá uma mostra competitiva internacional de longas, além da fragmentação da premiação. A novidade vem em boa hora, já que em 2013 o evento demonstrou fragilidade na competição de filmes nacionais.

Duas das sete obras eram visivelmente competentes, se contrapondo a outras bastante inferiores, como o pipocão “Giovanni Improtta” e o péssimo “Bonitinha, mas Ordinária”. Restou ao divertido “Vendo ou Alugo” (foto) arrebatar 12 troféus. Com a possibilidade de expandir os concorrentes em uma competição internacional, espera-se que a curadoria retome a força e faça jus ao renome do Cine PE, que acontece de 25 de abril a 03 de maio, em Olinda (PE).

O evento continua exigindo que os curtas e longas sejam inscritos nos formatos 35mm ou digital HD, após as experiências lamentáveis que outros festivais, como o de Brasília, enfrentaram ao abrir a possibilidade de exibir os filmes em DCP (Digital Cinema Package). Por melhor que seja a exibição nesse formato, ainda não há garantia de exibição sem falhas,o que é fatal para um filme em competição em um festival. Mais um ponto positivo. Se não tem estrutura, é melhor não arriscar. Os realizadores agradecem.

Mostras Competitivas

O festival agora será formado pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos – Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens – Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários – Doc Cine PE, da qual poderão participar também filmes de outros países; e Mostra Internacional de Cinema do Recife, para filmes de ficção. Poderão se inscrever para a Mostra Pernambuco e para a Mostra Curta Brasil produções em ficção, animação e documentário.

Inscrições

As inscrições para as mostras competitivas são gratuitas pelo site oficial. Serão mantidos os critérios convencionais no processo seletivo da Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil com uma curadoria específica. Uma outra curadoria especial fará a seleção dos longas-metragens das mostras Doc-Cine PE e Mostra Internacional de Cinema do Recife. Os resultados do processo seletivo serão divulgados até a primeira quinzena de abril de 2014.

Premiação

As produções selecionadas para a Mostra Pernambuco concorrerão às premiações de Melhor Filme e Melhor Direção. Para a Mostra Curta Brasil, haverá os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz. Os concorrentes da Mostra Doc Cine PE estarão sujeitos às premiações Melhor Filme e Melhor Direção.

Para a Mostra Internacional de Cinema do Recife, haverá 12 prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator e Melhor Atriz. Além do cobiçado Troféu Calunga, o Cine PE poderá contemplar os vencedores com prêmios em dinheiro ou serviço, oferecidos por apoiadores e patrocinadores do festival.

(Visited 11 times, 1 visits today)