UCI Cinemas realiza exposição em homenagem ao cinema

UCI Fortaleza2A UCI Cinemas reuniu 15 artistas plásticos de diferentes cidades para uma intervenção criativa com projetores 35mm. A ação, que integra os cinemas da rede, será uma homenagem ao cinema analógico.

“Atualmente todas as salas da UCI são digitalizadas e com isso não usamos mais esse tipo de projetor. Pensamos então em um projeto que marcasse a relevância desse equipamento tão importante para o cinema.”, explica Monica Portella, diretora de marketing da UCI.

A ação tem curadoria de Isabel Sanson e será feita em diferentes complexos da rede. “A ideia é que os artistas possam intervir no projetor, a máquina será usada como suporte para a obra de arte final, ela funcionará como uma parede em branco ou uma tela”, explica Isabel. Ao final da criação de cada artista, o projetor ficará exposto para o público no hall dos cinemas.

No Recife, o artista urbano Leandro Alves é o responsável por criar uma obra de arte a partir de um projetor do complexos UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza. Leandro usou algumas formas gráficas que representam a história do cinema e também referências cinematográficas próprias.

“A principal referência foi o ilusionista Georges Mélies com o filme ‘Viagem à Lua’ e os irmãos Lumière”, explica Leandro. O cearense de 30 anos já participou de diversas exposições, incluindo a semana de grafite de Fortaleza e do Festival do Minuto. Em 2015 uma de suas obras ficou em terceiro lugar neste festival.