Teatro | Um passeio pela Avenida Q

Teatro Musical Avenida Q

Está em cartaz no Teatro Via Sul, em Fortaleza, o espetáculo musical “Avenida Q”, inspirado no original escrito por Robert Lopez e Jeff Marx, adaptado no Brasil por Claudio Botelho, que já desenvolveu trabalhos de sucesso como “A Família Addams”, “O Mágico de Oz”, “Mamma Mia!” e “West Side Story”. A superprodução assinada pelo cineasta Allan Deberton e dirigida por André Gress segue em cartaz durante todo o mês de julho, sempre de quinta a domingo.

Primeira montagem oficial de um musical da Broadway na capital cearense, “Avenida Q” conta uma história politicamente incorreta que reflete sobre a vida a partir da convivência entre humanos e monstros. Princeton, o protagonista, é um jovem que quer encontrar o seu rumo. Quando se muda para a periferia de Nova York, ele conhece outros personagens que irão ajudá-lo nessa jornada.

Atores manipulam bonecos das mais diferentes índoles que vivem na vizinhança que dá nome ao espetáculo. Além de ser inevitável lembrar dos clássicos Vila Sésamo e Os Muppets, a trama traz algumas referências estrangeiras que podem não funcionar com o grande público, mas compensa com a brasilidade das piadas e não esquece de acrescentar o bom humor cearense. A comédia não é de gargalhar o tempo todo, mas traz uma feel good experience que não entedia.

Mais de dez anos depois de seu lançamento oficial, o roteiro ainda mostra-se atual mesmo quando discute temas que já não são mais tão polêmicos assim, mas que continuam em evidência. Muito além da excelente manipulação dos bonecos, que exigiu um esforço coletivo do elenco, o principal trunfo de “Avenida Q” é a energia das músicas. A banda orquestrada por Valéria Vieira é impecável do começo ao fim e o talento vocal dos nove atores, sempre afinados, é surpreendente.

Os intensos ensaios renderam uma excelente química no palco, sendo impossível não se apaixonar pelos personagens (Kate Monstra, Lucy Devassa e Rod, por exemplo). Fica claro também o quanto o elenco e a produção do espetáculo são apaixonados pela história e retornamos àquela velha ideia: quando algo é feito com paixão, não tem como dar errado.

Serviço
Avenida Q no Teatro do Via Sul Shopping
Endereço: Avenida Washington Soares, 4335 – Lagoa Sapiranga – Coité, Fortaleza – CE
Datas: Quintas, sextas, sábados e domingos do mês de julho (até 26 de julho)
Vendas: Pelo site www.ingresso.com e na bilheteria do Teatro do Via Sul Shopping.
Ingressos entre R$ 40 e R$ 70 (inteira)