Quinta edição da Sessão Abraccine exibe “Miragem” e “Animal Indireto”

"Animal Indireto", de Daniel Lentini, foi exibido no Festival de Roterdã; curta "Miragem", de Flora Dias, completa dobradinha
“Animal Indireto”, de Daniel Lentini, foi exibido no Festival de Roterdã; curta “Miragem”, de Flora Dias, completa dobradinha

A quinta edição da Sessão Abraccine, ação de difusão do cinema brasileiro promovida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), será composta pelo curta-metragem “Miragem”, da fotógrafa e realizadora paulista Flora Dias, e o média-metragem “Animal Indireto”, do cineasta mineiro Daniel Lentini. Depois de terem passado pelo circuito de festivais, os filmes serão exibidos em dobradinha numa itinerância de seis cidades espalhadas pelo nordeste, sul e centro-oeste brasileiro entre os meses de novembro e dezembro.

Tendo como ponto de partida as demandas psicológicas dos dois realizadores/protagonistas e colocando em debate questões importantes ligadas às psicopatologias e aos transtornos psicológicos, “Miragem” e “Animal Indireto” aproximam-se também por utilizarem o documentário como espaço de experimentação da linguagem, arriscando articular palavra, performance e imagem em experiências multissensoriais, além de configurar também o cinema como possibilidade de ferramenta terapêutica e de reinvenção.

Em “Miragem”, Flora Dias filma sua mãe e a atriz Gilda Nomacce num registro que intersecciona memórias e invenções, como que num ritual ou tentativa de transformar o que não se quer mais para si em filme. Já em “Animal Indireto”, o diretor Daniel Lentini se põe em questão após um severo ataque de pânico numa sala de cinema e ser diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Na intenção de usar o cinema como válvula de escape, ele viaja para filmar cenas no Brasil, em Cuba e no Haiti.

A quinta edição da sessão Abraccine acontecerá entre o final de novembro e a primeira quinzena de dezembro nas cidades de Olinda (18/11 na Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo), São Luís (03/12 no Cine Lume), Fortaleza (04/12 no Cinema do Dragão), Pelotas (04/12 na UFPel), Goiânia (08/12 no Cine Cultura) e Porto Alegre (11/12 na Cinemateca Capitólio). Todas as sessões são gratuitas e seguidas de debate com associados da Abraccine e convidados locais.

(Visited 30 times, 1 visits today)