Que Horas Ela Volta? é escolhido para representar o Brasil no Oscar

Regina Casé é premiada em Sundance por Que Horas ela Volta

Confirmando o que já era esperado, o Ministério da Cultura anunciou que o filme “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, representará o Brasil em busca de uma indicação na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2016.

A comissão foi composta pelo cineasta Daniel Ribeiro; pelo assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente; pelo ministro do departamento cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza; pelo diretor de arte Marcos Flaksman; pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro; pelo jornalista Rodrigo Fonseca; e pela presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual, Silvia Rabello.

Estrelado por Regina Casé, o longa-metragem acumula uma bela trajetória em festivais internacionais, premiado em Sundance e Berlim. O Rotten Tomatoes registra 96% de aprovação entre os especialistas. “Que Horas Ela Volta?” segue em cartaz nas principais capitais brasileiras.

Os produtores do filme devem começar uma campanha de divulgação entre os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na tentativa de fazer com que a obra chegue aos cinco indicados finais, que serão anunciados no dia 14 de janeiro de 2016. A cerimônia acontece no dia 28 de fevereiro.

As recentes escolhas do MinC não conseguiram emplacar nenhum sucesso no Oscar. A última participação do Brasil na categoria foi com “Central do Brasil”, em 1999, que rendeu também indicação a Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Esse ano, “O Sal da Terra” concorreu entre os documentários.