Novo filme de Petrus Cariry integra mostra competitiva do 26º Cine Ceará

Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois - Divulgação (3)crop

O cineasta cearense Petrus Cariry retorna à competição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema com o longa-metragem “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”, que será exibido no dia 20 de junho, a partir das 19h30, no Cineteatro São Luiz. Além da equipe local que participou do filme, estarão presentes as atrizes Sabrina Greve (SP) e Verônica Cavalcanti (PB).

Será a primeira exibição da obra no seu Estado de origem, após passar por importantes eventos nacionais e internacionais, com destaque para o Festival do Rio, Mostra de Cinema de Tiradentes, International Film Festival of Kerala (Índia) e FESTin 2016 – Festival Itinerante da Língua Portuguesa (Portugal), entre outros. Na terça-feira (21), uma coletiva de imprensa está marcada para às 10h, no Hotel Mareiro.

O longa-metragem, que encerra a Trilogia da Morte após “O Grão” (2007) e “Mãe e Filha” (2011), acompanha a estranha relação entre filha e pai, interpretados por Sabrina Greve e Everaldo Pontes. Morando recluso na serra de Maranguape, município cearense, o velho e doente Samuel recebe a visita da filha. Entre os dois, as questões relativas aos negócios de família, tocados em Fortaleza pelo marido dela, logo serão invadidas por acontecimentos sombrios do passado. Além de Petrus, o roteiro tem colaboração de Rosemberg Cariry e Firmino Holanda.

Em “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”, Cariry trabalha um olhar mais pessoal. “Eu me vejo muito na personagem. A morte aqui é relacionada ao círculo da vida, o fechamento de um ciclo. Clarisse começa a sangrar misteriosamente no início da história, mas esse sangue de alguma forma significa um princípio de vida, para que no final se transforme em catarse e liberdade. Em meus filmes, gravitam sempre os mesmos fantasmas”, afirma o diretor.

Em 2011, Cariry venceu cinco troféus no Cine Ceará com o “Mãe e Filha”, entre eles o prêmio principal de melhor longa-metragem pelo júri oficial e o prêmio da crítica. Esse ano, “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois” compete com outras sete obras Uruguai, Panamá, Espanha, México e Brasil. O Troféu Mucuripe será concedido nas categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

Serviço:
Exibição de “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois” no 26º Cine Ceará
Dia: 20 de junho de 2016
Horário: a partir das 19h30
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Fortaleza – Praça do Ferreira)
Entrada gratuita, sujeita à lotação.

Coletiva de Imprensa

Dia: 21 de junho de 2016
Horário: 10h
Local: Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380 – Meireles)