Nova distribuidora cearense lançará clássico restaurado de Hitchcock nos cinemas

rebecca_alta

Fortaleza é a sede da Celeste, nova distribuidora de cinema e agência de conteúdos audiovisuais, administrada pelo cineasta e curador Salomão Santana. Com a proposta de elaborar um planejamento de distribuição que foge do tradicional, com recortes dinâmicos e ideias inovadoras, o primeiro filme assinado pela empresa será o clássico “Rebecca”, primeiro longa realizado em Hollywood por Alfred Hitchcock. A obra será lançada comercialmente nos cinemas brasileiros no dia 11 de agosto, com cópia restaurada em 2K.

O foco da Celeste é no circuito alternativo de cinemas e licenciamento de curtas e longas-metragens para plataformas online. “O maior diferencial da Celeste será o de montar uma estratégia personalizada para cada filme. A experiência de programador me mostrou que existe um problema grave de comunicação e entendimento entre quem produz e exibe”, afirma Salomão Santana.

O lançamento de “Rebecca” é o pontapé inicial da Celeste, que também deve olhar para a produção cinematográfica cearense e nordestina em geral, oferecendo possibilidades de exibição nas melhores salas de cinema do Brasil. “Os filmes precisam ser compreendidos pelos seus potenciais claros e as salas raramente têm uma ideia objetiva do que cada filme é e o que ele pode gerar de público”, completa o curador que atualmente cuida da programação do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco.

Vencedor do Oscar de melhor filme e melhor fotografia de 1941, “Rebecca” acompanha uma jovem e inocente dama de companhia se casa com um belo lorde e vai viver com ele na mansão Man derley. Max ainda vive atormentado pela morte da primeira mulher em um acidente havido há um ano. A nova esposa é aterrorizada pelas memórias dessa mulher, e se deixa do minar pela governanta da casa.