Mostra de Cinema Mexicano integra programação do 26º Cine Ceará

Eisenstein in Guanajuato_2

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 7 a 19 de junho, a Mostra de Cinema Mexicano, como parte da programação do 26° Cine Ceará, com a exibição de trabalho de diretores de renome internacional e jovens cineastas que despontam nessa arte, mas permanecem desconhecidos pelo grande público brasileiro. Além das exibições, a Mostra contará com a presença de cineastas e teóricos convidados, locais e internacionais, que participarão de debates após as exibições da última semana. Nos três últimos dias haverá ainda Master Class relacionadas ao filme exibido no dia.

Esta é uma oportunidade única para Fortaleza, que durante 13 dias terá, de forma gratuita, a chance de desfrutar grandes obras cinematográficas da história do cinema mexicano, cinema este que está ganhando enorme notoriedade atualmente. São filmes premiados em grandes festivais e de jovens diretores, aproximando o público cearense de uma cinematografia em expansão. A Mostra antecede o 26° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema (16 a 22.06), que a cada ano presta homenagem a alguma das grandes cinematografias ibero-americanas e nesta edição o México é o país agraciado.

Um programa principal da Mostra exibirá importantes obras do cinema mexicano contemporâneo: La Maldad, de Joshua Gil; AlexFilm e Las Letras, ambos de Pablo Chavarría; Historias de dos que soñaron, de Nicolás Pereda y Andrea Bussman; Te Prometo Anarquía, de Julio Hernández Cordón; Tempestad, de Tatiana Huezo; Mañana Psicotrópica, de Alexandro Aldrete; Amores Perros, de  Alejandro González Iñárritu; Matar Extraños, de Nicolás Pereda e Jacob Secher Schulsinger; e Los Muertos, de Santiago Mohar

Retrospectivas: Dois premiados diretores terão retrospectiva: Amat Escalante, eleito melhor diretor no Festival de Cannes com Heli, um de seus três filmes que serão exibidos. Dele o público também poderá conferir Sangre e Los Bastardos. O outro cineasta com retrospectiva é Carlos Reygadas, com Japón, Batalla en el Cielo, Post Tenebras Lux e o filme Luz Silenciosa, que em 2008 foi exibido na Mostra Competitiva do 18° Cine Ceará, sendo premiado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Som.

Sessões Especiais: A programação inclui ainda três sessões especiais com a exibição de filmes de dois diretores que marcaram a história do cinema mexicano e um cineasta da nova geração já premiado com seu primeiro longa. No dia 12, a Mostra exibe El Ángel Exterminador, de Luis Buñuel. No dia 15, La Calle de la Amargura, de Arturo Ripstein, cuja sessão será compartilhada com 600 Millas, primeiro filme de seu filho Gabriel Ripstein, revelando passado, presente e futuro do cinema do México.

FILMES PROGRAMADOS

“Luz Silenciosa” – Retrospectiva Carlos Reygadas
“Japón” – Retrospectiva Carlos Reygadas
“Batalla en el Cielo” – Retrospectiva Carlos Reygadas
“Post Tenebras Lux” – Retrospectiva Carlos Reygadas
“Los Bastardos” – Retrospectiva Amat Escalante
“Sangre” – Retrospectiva Amat Escalante
“Heli” – Retrospectiva Amat Escalante
“El Ángel Exterminador”, de Luis Buñuel – SESSÃO ESPECIAL
“La Calle de la Amargura”, de Arturo Ripstein – SESSÃO ESPECIAL
“600 Millas”, de Gabriel Ripstein – SESSÃO ESPECIAL
“Einsenstein in Guanajuato”, de Peter Greenaway (foto)
“AlexFilm”, de Pablo Chavarría
“Las Letras”, de Pablo Chavarría
“La Maldad”, de Joshua Gil
“Los Muertos”, de Santiago Mohar
“Historias de dos que soñaron”, de Nicolás Pereda y Andrea Bussman
“Tempestad”, de Tatiana Huezo
“Mañana Psicotrópica”, de Alexandro Aldrete
“Amores Perros”, de  Alejandro González Iñárritu
“Matar Extraños”, de Nicolás Pereda e Jacob Secher Schulsinger
“Lucifer”, de Gust Van den Berghe
“Te Prometo Anarquía”, de Julio Hernández Cordón

 

Serviço:
Mostra de Cinema Mexicano
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 7 a 19 de junho de 2016
Horários: ver programação
Classificação indicativa: ver indicação de cada filme
Ingressos: Gratuitos (distribuídos com 1h de antecedência, sujeitos à lotação do teatro)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Informações: (85) 3453-2770