Inscrições abertas para o 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária

01_Cartaz_Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Mobifilm – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária, que acontece os dias 12, 13 e 14 de agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo. Realizadores podem enviar seus filmes sobre mobilidade até o dia 15 de julho diretamente no site oficial.

As obras audiovisuais serão divididas em oito categorias: Animações, Vídeo-cidadão, Escolares, Universitários, TVs, Independentes, Oficiais e Publicidade. Além da programação de filmes, o festival terá seminário com Pero Navarro Olivella, Nabil Bonduki, Paulo Saldiva, Jilmar Tatto e Alberto Epifani, que discutirão violência no trânsito e mobilidade urbana.

O Brasil é um dos campeões mundiais de violência viária. A ONU, diante dos alarmantes índices de mortalidade, decretou os anos de 2010-2020 como a década mundial da segurança no trânsito. Os acidentes são o lado perverso de uma grave crise de mobilidade no Brasil. Cidades parando, trânsito caótico e prejuízos que somam bilhões.

É nesse contexto que Ministério da Cultura, a ANTP, a In Brasil e o BNDES apresentam o Mobifilm, cujo objetivo é estimular a população a refletir e propor soluções a esses problemas, além de dar conhecimento da grande produção audiovisual sobre o assunto.