Festival difunde filmes que usam o cinema como ferramenta de inclusão

Sobre Viver -CineInclusão -Panorama2 -b

Em sua primeira edição, o Festival Cine Inclusão pretende traçar um panorama do cinema produzido por entidades que utilizam a Sétima Arte como ferramenta de inclusão sociocultural. Cria, assim, um espaço único de exibição e de debate sobre o importante papel destas instituições na inserção e educação de jovens. Outra frente do projeto é a capacitação de 80 moradores de Cidade Tiradentes e Capão Redondo, em São Paulo, no fazer cinematográfico. O Festival acontece de 29 de agosto a 19 de setembro, além de sessões em Heliópolis, no Memorial da América Latina e em Londres. As exibições para o público começam no dia 5 de setembro. Toda a programação é grátis.

Nos 22 dias do evento, 26 filmes – oriundos diversos estados brasileiros e de países como México, Argentina e Colômbia – serão exibidos gratuitamente. As sessões, que são divididas em três mostras – Novo Olhar, Panorama I e Panorama II -, acontecem em Cidade Tiradentes, Capão Redondo e Heliópolis (comunidades que somam juntas mais de 700 mil habitantes) e também no Memorial da América Latina que recebe a as exibições na abertura (5/09) e no encerramento (19/9) do Festival.

Os institutos Criar e Querô e o projeto É Nóis na Fita participam de um debate, que conta com a presença internacional do coletivo Kaminu Filmes (Colômbia). O tema será a importância do cinema como ferramenta de inserção sociocultural.

As oficinas ministradas pelo cineasta chileno radicado no Brasil Andrés H. Guzman ocorrem entre os dias 29 de agosto e 13 setembro, sempre aos finais de semana. Nelas, 80 jovens, 40 de cada Comunidade, têm acesso a todo o processo do fazer cinematográfico, da ideia à distribuição, e realizarão dois filmes de curta duração que serão exibidos no último dia do evento.

Para ampliar a difusão dessas obras, o Cine Inclusão fechou uma parceria com o Inshort Film Festival e, assim, seis curtas-metragens brasileiros, produzidos por esses institutos, serão exibidos nesse Festival, que acontece de 1º a 4 de setembro, em Londres, Inglaterra. Em novembro, uma grade de filmes europeus do festival inglês será exibida em São Paulo.

Mais informações no site oficial.