Festival de Cinema de Belo Jardim, em Pernambuco, começa amanhã (20)

Cine Jardim - Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - Cópia

Realizado pela Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas Ltda. e pelo Instituto Conceição Moura, com patrocínio da Baterias Moura, a primeira edição do Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim acontece entre os dias 20 e 24 de maio no município de Belo Jardim, a cerca de 180km da capital pernambucana. Serão exibidos 99 filmes, entre curtas e longas-metragens, em sua maioria brasileiros. Produções da França, Portugal, Coreia do Sul, Espanha, Itália, Cingapura, Polônia e Eslováquia também participam do Festival.

O Cine Teatro Cultura receberá a cerimônia de abertura no dia 20 de maio, às 19 horas. Na sequência será exibido “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, que integra a competição de longas. A partir do dia 21 de maio, os filmes se dividem em sessões das 8 às 19 horas. “A seleção dos filmes foi feita pensando na diversidade de temas, linguagens e gêneros para que o público de Belo Jardim possa conhecer várias vertentes do cinema brasileiro e mundial”, afirma Leo Tabosa, produtor executivo do Cine Jardim. Toda a programação é gratuita e sujeita à lotação da sala.

Com o tema “Abrindo Janelas”, os troféus serão concedidos pela votação do júri popular nas categorias Melhor Curta-metragem Brasileiro (ficção, documentário e animação), Melhor Curta-metragem Internacional e Melhor Longa-metragem Brasileiro. O Festival contará com um júri jovem, formado por alunos do Ensino Médio, que atribuirão prêmios em outras categorias. A seleção também inclui mostras informativas com os temas diversidade sexual, ambiental e social.

O Cine Jardim é destinado à divulgação da produção cinematográfica, à profissionalização de jovens por meio do audiovisual e à democratização dos bens culturais, com foco no público jovem do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade. Belo Jardim tem uma população estimada em 75 mil habitantes e, pela primeira vez, recebe um festival de cinema.

Oficinas de Cinema

No dia anterior à cerimônia de abertura do Cine Jardim começam as oficinas de capacitação para a comunidade. As aulas acontecerão na Chaminé Recepções (antiga Fábrica da Mariola), de 19 a 23 de maio de 2015. Os cursos são direcionados a estudantes, entusiastas de cinema e qualquer pessoa que esteja regularmente matriculada na escola.

A oficina Aprendendo a Ler Imagens em Movimento possibilitará o entendimento claro e simples de como se faz uma obra audiovisual, despertando uma visão crítica das linguagens do cinema, do vídeo e da televisão. Ministradas por Torquato Joel, de 19 a 21 de maio, as aulas oferecerão subsídios técnicos e práticos para a construção de elementos audiovisuais a serem utilizados como ferramentas artístico-culturais e educacionais em várias práticas sociais.

Quiá Rodrigues ministrará o curso de Bonecos Animados, que acontece de 19 a 23 de maio. O objetivo das aulas é proporcionar uma aproximação pessoal do aluno na técnica de stop-motion, explorando as possibilidades técnicas da animação quadro a quadro usando elementos da natureza.

Em Fazendo Filmes Curtíssimos, os cineastas Marcelo Quixaba e Carine Fiúza partem de uma abordagem teórica e prática para falar sobre a produção audiovisual de curtíssima duração, focando nos aspectos que caracterizam o formato, sua apropriação como expressão artística e a importância e a aplicabilidade no contexto pernambucano. Serão realizados três filmes, com duração de três minutos cada. A oficina acontece de 20 a 23 de maio.

Serviço
1º Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim

Data das Exibições: 20 a 24 de maio de 2015
Local das Exibições: Cine Teatro Cultura (Praça Jorge Aleixo, 66 – Belo Jardim – PE)
Entrada gratuita. Verifique a classificação indicativa dos filmes.

Data das Oficinas: 19 a 23 de maio de 2015
Local das Oficinas: Chaminé Recepções (antiga Fábrica da Mariola)

Veja a programação completa no site oficial.