Festival de Cannes 2016 divulga filmes da programação

Aquarius

O Brasil volta a disputar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, que acontece de 11 a 22 de maio. “Aquarius”, segundo longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”), participa da competição que conta com 20 filmes, entre eles “Julieta”, de Pedro Almodóvar; “It’s Only the End of the World”, de Xavier Dolan; e “I, Daniel Blake”, de Ken Loach, entre outros. Mendonça já esteve na Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2005 com o curta “Vinil Verde”. O presidente do júri será George Miller (“Mad Max: Estrada da Fúria”).

“Aquarius” acompanha Clara, interpretada por Sonia Braga, uma escritora de 65 anos, aposentada, viúva e mãe de três adultos. Mora no condomínio Aquarius, em Boa Viagem, no Recife, e tem a rara habilidade de viajar no tempo. A construtora pretende demolir o prédio e Clara precisa enfrentá-los. O longa ainda conta com Maeve Jinkings (“Big Jato”) e Irandhir Santos (“Tatuagem”).

O Brasil também tem um concorrente entre os curtas em competição. “A Moça que Dançou com o Diabo”, de João Paulo Miranda Maria (do curta “Command Action”) foi selecionado entre mais de 5 mil inscritos. O Festival de Cannes também selecionou 18 curtas feitos em universidades e escolas de cinema. Veja todos os concorrentes abaixo:

FILME DE ABERTURA
“Café Society” (EUA), de Woody Allen

EM COMPETIÇÃO
“Toni Erdmann” (Alemanha), de Maren Ade
“Julieta” (Espanha), de Pedro Almodóvar
“American Honey” (Reino Unido), de Andrea Arnold
“Personal Shopper” (França), de Olivier Assayas
“La Fille Inconnue” (Bélgica), de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
“It’s Only the End of the World” (Canadá), de Xavier Dolan
“Ma Loute” (França), de Bruno Dumont
“Mal de Pierres” (França), de Nicole Garcia
“Rester Vertical” (França), de Alain Guiraudie
“Paterson” (EUA), de Jim Jarmusch
“Aquarius” (Brasil), de Kleber Mendonça Filho
“I, Daniel Blake” (Reino Unido), de Ken Loach
“Ma’ Rosa” (Filipinas), de Brillante Mendoza
“Bacalaureat” (Romênia), de Cristian Mungiu
“Loving” (EUA), de Jeff Nichols
“The Handmaiden” (Coreia do Sul), de Park Chan-Wook
“The Last Face” (EUA), de Sean Penn
“Sieranevada” (Romênia), de Cristi Puiu
“Elle” (Holanda), de Paul Verhoeven
“The Neon Demon” (Dinamarca), de Nicolas Winding Refn

UN CERTAIN REGARD
“Inversion” (Irã), de Behnam Behzadi
“Apprentice” (Singapura), de Boo Junfeng
“Voir du Pays” (França), de Delphine Coulin e Muriel Coulin
“La Danseuse” (França), de Stéphanie Di Giusto
“Clash” (Egito), de Mohamed Diab
“Red Turtle” (Holanda), de Michael Dudok de Wit
“Harmonium” (Japão), de Fuchi ni Tatsu
“Personal Affairs” (Israel), de Omor Shakshsiya
“Beyond the Mountains and Hills” (Israel), de Eran Kolirin
“After the Storm” (Japão), de Kore-eda Hirokazu
“The Happiest Day in the Life of Olli Maki” (Finlândia), de Juho Kuosmanen
“La Larga Noche de Francisco Sanctis” (Argentina), de Francisco Márquez e Andrea Testa
“Dogs” (Romênia), de Bogdan Mirica
“Pericle Il Nero” (Itália), de Stefano Mordini
“The Transfiguration” (EUA), de Michael O’Shea
“Captain Fantastic” (EUA), de Matt Ross
“The Student” (Rússia), de Uchenik

FORA DE COMPETIÇÃO
“The Nice Guys” (EUA), de Shane Black
“Money Monster” (EUA), de Jodie Foster
“Goksung” (Coréia do Sul), de Na Hong-Jin
“O Bom Gigante Amigo” (EUA), de Steven Spielberg

MIDNIGHT SCREENINGS
“Gimme Danger” (EUA), de Jim Jarmusch
“Train to Busan” (Coreia do Sul), de Yeon Sang-Ho

SPECIAL SCREENINGS
“The Last Resort” (Grécia/Itália), de Thanos Anastopoulos e Davide Del Degan
“Hissein Habré, a Chadian Tragedy” (Chade), de Mahamat-Saleh Haroun
“Exil” (Camboja), de Rithy Panh
“La Mort de Louis XIV” (Espanha), de Albert Serra
“Le Cancre” (França), de Paul Vecchiali

CURTAS-METRAGENS EM COMPETIÇÃO
“La Laine Sur le Dos” (Tunísia), de Lotfi Achour
“Dreamlands” (Reino Unido), de Sara Dunlop
“Timecode” (Espanha), de Juanjo Gimenez
“Imago” (Filipinas), de Raymund Gutierrez
“Madre” (Colômbia/Suécia), de Simón Mesa Soto
“A Moça que Dançou com o Diabo” (Brasil), de João Paulo Miranda Maria
“Après Suzanne” (França), de Félix Moati
“4:15 P.M. The End of the World” (Romênia), de Catalin Rotaru e Gabi Virginia Sarga
“Il Silenzio” (Itália), de Farnoosh Samadi e Ali Asgari
“Fight on a Swedish Beach” (Suécia), de Simon Vahlne

CURTAS-METRAGENS – CINÉFONDATION
“In the Hills” (Reino Unido), de Hamid Ahmadi
“Submarine” (EUA), de Mounia Akl
“The Noise of Licking” (Hungria), de Nadja Andrasev
“All Rivers Run to the Sea” (Romênia), de Alexandru Badea
“Ailleurs” (França), de Mélody Boulissière
“Gabber Lover” (França), de Anna Cazenave Cambet
“The Alan Dimension” (Reino Unido), de Jac Clinch
“Trash” (Bélgica), de Alexandre Gilmet
“Fine” (Bósnia e Herzegovina), de Marta Hernaiz Pidal
“La Culpa, Probablemente” (Venezuela), de Michael Labarca
“Las Razones Del Mundo” (México), de Ernesto Martínez Bucio
“1 Kilogram” (Coreia do Sul), de Park Young-ju
“Aram” (França), de Fereshteh Parnian
“Nest” (Índia), de Saurav Rai
“La Santa che Dorme” (Itália), de Laura Samani
“Whatever the Weather” (Suíça), de Remo Scherrer
“Anna” (Israel), de Or Sinai
“Business” (Argentina), de Malena Vain