Autor

Diego Benevides

Mestrando em Comunicação na linha de Fotografia e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa em cinema cearense, Diego Benevides é graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Atua como crítico de cinema na mídia impressa e digital desde 2006. Atualmente colabora com o Jornal Diário do Nordeste, onde assinou a coluna semanal Contraplano entre os anos de 2016 e 2018.

É fundador e presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Pela Abraccine, participou como autor dos livros Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil (2019), Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais (2019), Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (2018), Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais (2017) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), lançados pela Editora Letramento e os três últimos em parceria com o Canal Brasil.

Desde 2017, faz parte da equipe de curadoria do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Também foi curador e produtor da Mostra Cultura de Cinema Brasileiro (2013-2016), realizada pela Livraria Cultura de Fortaleza. Já participou de cerca de 20 júris em festivais de cinema, seja como jurado oficial ou jurado da crítica. Atua na área de crítica de cinema, jornalismo cultural, produção de conteúdo e projetos culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, cinema cearense, crítica cinematográfica, interpretação cinematográfica, narrativas cinematográficas e curadoria e programação de cinema.